sábado, 16 de junho de 2012

Retirando as suas duvidas.

Bom pessoal venho por meio desta postagem tentar retirar as principais duvidas em relação a chocadeiras.

1-Qual a temperatura ideal para se encubar os ovos ?
A temperatura ideal varia muito de acordo com o tipo de ave a que você deseja incubar os ovos mas normalmente no caso da galinha e da codorna a temperatura é de 37,5 Graus.

2- A chocadeira deve ser desligada durante a noite ?
Não, a chocadeira deve permanecer ligada o tempo inteiro.

3-Por que os pintinhos estão morrendo dentro da casca do ovo ?
Isso acontece principalmente por fortes oscilações na temperatura e por falta de umidade, de isso vem acontecendo na sua chocadeira verifique esses dois fatores.

4-quando se deve fazer a ovoscopia ?
A ovoscopia deve ser feita de acordo com cada ave. No caso da galinha a ovoscopia é feita no sétimo e no decimo quarto dia, já na codorna será feita no sexto e no decimo segundo dia.

5-Esta chocadeira funciona com ovos de pássaros ?
Funciona sim, bastando apenas  fazer algumas modificações.

6-Pode colocar ovos de super-mercado para chocar ?
Não, pois os ovos de super-mercado não são galados pelo macho, não sendo assim próprios para incubação.

7-A chocadeira pode ser feita em caixa de papelão ?
Sim, deis de que a mesma seja revestida de isopor internamente.

8-Quantos dias dura a incubação ?
Isso varia conforme a ave escolhida. No caso da galinha são 21 dias e da codorna 17 dias.

9-Quantas vezes deve-se fazer a viragem dos ovos ?
A viragem dos ovos deve ser feita 3 vezes ao dia a cada 8 horas.

10-Qual comida dar aos pintinhos quando nascem ?
Deve se fornecer aos pintinhos ração de crescimento.

181 comentários:

  1. Marcos,
    tuh é fera!!!
    a explicação que você dá nos seus vídeos é de uma riqueza incrível!!!
    faz as coisas com perfeição e com uma simplicidade que eu estou de queixo caído! ganhou mais uma fã!!
    parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelos elogios.Qualquer um pode conseguir bom resultados com as chocadeiras basta apenas fazer uma boa pesquisa sobre o assunto.

      Excluir
    2. Marcos minha chocadeira artesanal não tem termostato e de vês em quando atinge a 40 graus o q faço? ?

      Excluir
    3. Marcos minha chocadeira artesanal não tem termostato e de vês em quando atinge a 40 graus o q faço? ?

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    5. DÁ UMA OLHADA NO VÍDEO QUE EU POSTEI NO YOUTUBE de Como Fazer uma Chocadeira
      https://youtu.be/j6ElqH_qRUQ

      Excluir
    6. Estou com um dúvida se precisa esquentar a água para por na chocadeira??

      Excluir
    7. raçao de crescimento rs nao ta certo nao é raçao inicial

      Excluir
    8. raçao de crescimento rs nao ta certo nao é raçao inicial

      Excluir
    9. ola amigo ,comprei uma chocadeira muito porcaria e tenho tido menos de 50% de eclosao ,ela deu roblema em quase todas as pecas ,agora que ja trocadas todas vi que nao tem saida de ar em nenhum lugar ,o que preciso fazer ? desde ja obrigado

      Excluir
    10. Ola então , não dá pra usar uma caixa de papelão estava vendo aqui a temperatura não ultrapassa os 37,5 e agora estou curioso se vai chocar ou não na de papelão

      Excluir
  2. oooo marcos sua chocadeira fica 37,5 o tempo todo ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo todo não, mas na maioria dele sim.

      Excluir
    2. A minha não fica o tempo todo não. É de 90 ovos só nasceram 15 pintinhos os outros morreram dentro dos ovos! E eu chorei de dó pois estavam prontos....Agora fiquei traumatizada e estou com medo de colocar mais ovos pra chocar. E também pelo prejuízo né?

      Excluir
    3. Comprei a chocadeira chocamix ela não apaga a lâmpada é normal?

      Excluir
  3. Olá, eu me chamo Delson, e moro em Brasília. Será que tu podes fazer contato em meu e- mail? delsongoga@hotmail.com. Sei que vc tem muitos vídeos e coisas publicadas na net, mas sou meio crú com a era digital. Mas por e-mail é mais fácil. kkkk
    Fiz um chocadeira seguindo suas dicas, mas cometi alguns equívocos, e perdi 95% dos ovos e queria muito trocar idéias sobre o assunto.
    Se for o caso por e-mail podemos trocar contatos por telefone, considero mais seguro, pois sou um tanto seguro no que toca a privacidade.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Olá, "fiz" uma chocadeira com uma caixa de isopor de 50 litros baixa com 4 furos embaixo e 2 furos na tampa,coloquei 2 potinhos de margarina cortados ao meio com água no fundo, uma lampada de 40W presa centralizada na tampa, mas toda hora a temperatura chega a 40 graus facilmente.
    o que devo fazer?
    Se quiser pode me adc no Skype: jorgeandrew1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. uma lâmpada de 15w dará melhor resultado.
      para mim deu certo, sempre fica entre 36C e 38C

      Excluir
    2. comprar um termostato pra regular a temperatura , e mesmo com o termostato é bom aferir a temperatura . veja este vídeo que te esclarecerá melhor segue o lik https://www.youtube.com/watch?v=77vQs0R4xrw

      Excluir
    3. comprar um termostato pra regular a temperatura , e mesmo com o termostato é bom aferir a temperatura . veja este vídeo que te esclarecerá melhor segue o lik https://www.youtube.com/watch?v=77vQs0R4xrw

      Excluir
  5. CARA EU FIZ UMA CHOCADEIRA DE PORTA DE GUARDA ROUPAS, E NÃO ESTOU CONSEGUINDO REGULAR A TEMPERATURA FICA SEMPRE ABAIXO DE 37,5, O QUE FAÇO?
    SE TIVER COMO DÁ UMA OLHADA NO VÍDEO QUE EU POSTEI NO YOUTUBE E ME FALA O QUE ESTA FALTANDO...
    DESDE JÁ OBG

    SEGUE O LINK: http://www.youtube.com/watch?v=BXYs-nTJQQg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,no seu caso acho que se VC fizer um isolamento térmico com isopor na parte interna, já resolve seu problema.

      Excluir
  6. fis uma chocadeira com uma lanpada de abaju uma caixa de isopor de 08 litros so que a temperatura fica entre 38,39,40 e 41 graus oque faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre um termostato ajuste os parâmetros e pronto o resto o termostato da conta.

      Excluir
  7. Eu gostaria de tirar algumas duvidas...eu fiz uma chocadeira de madeira ela tem capacidade para umas 40 ovos de galinha..a grade de rolagem dela está com algumas aremes um pouco enferrujadas tem problemas?eu n uso o termostato fiz 4 orificios em cima e quatro em baixo para controlar a temmperatura..ela varia de 37,5 a 38 graus faz algum mal para os ovos essa variação.e aonde consigo ovos para minha chocadeira?desde já agradeço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor amigo a minha jocadeira e de isopor a tampa e de madeira de guarda roupa o termostato está programado para desligar com 37-5 so que quando desliga jega A 42 e dois graus alguém pode me achuda r por favor de trinta e oito ovos ão vingou 12 obrigado

      Excluir
  8. Bom Dia
    Se eu fazer uma chocadeira com a caixa de papelão e fazer uma tampa pra poder colocar os ovos e depois colocar a lampada de 45w e furar 10 buraquinho encima da caixa isso vai dar certo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho melhor VC comprar um termostato,feito isso não vai precisar se preocupar com a temperatura.mas não esqueça da umidade e da ventilação do ar que são muito importantes para o desenvolvimento do embrião.

      Excluir
    2. Olá amigo por quanto tempo a ventoinha deve ficar ligado eu comprei uma chocadeira liguei ela atingiu a temperatura mais não vi a ventoinha funcionar será que está queimada

      Excluir
  9. Fiz uma chocadeira no isopor de 45 litros não muito alta com lâmpada de 25 wts ea temperatura fica entre 37.5 a 37.9 quase todo tempo já tem 21 dias e os pintinhos não nasceram tem quatro orifio no no fundo e quatro na tampa de mais ou menos 3 cm cada um vasilha de água no fundo e um ventoinha de PC o que pode está acontecendo com chocadeira

    ResponderExcluir
  10. Fiz uma chocadeira no isopor de 45 litros não muito alta com lâmpada de 25 wts ea temperatura fica entre 37.5 a 37.9 quase todo tempo já tem 21 dias e os pintinhos não nasceram tem quatro orifio no no fundo e quatro na tampa de mais ou menos 3 cm cada um vasilha de água no fundo e um ventoinha de PC o que pode está acontecendo com chocadeira

    ResponderExcluir
  11. Fiz uma chocadeira no isopor de 45 litros não muito alta com lâmpada de 25 wts ea temperatura fica entre 37.5 a 37.9 quase todo tempo já tem 21 dias e os pintinhos não nasceram tem quatro orifio no no fundo e quatro na tampa de mais ou menos 3 cm cada um vasilha de água no fundo e um ventoinha de PC o que pode está acontecendo com chocadeira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se os embriões se desenvolveram e não nasceram,com certeza a umidade relativa do ar na chocadeira está muito baixa.
      A concelho que compre um termostato e um higrômetro pra que possa controlar tanto o calor quanto a umidade.

      Excluir
  12. o amigão minha chocadeira ta dando 37 a 40 grau em cima e próximo ao ovos de 35 a 36 o que faço me ajude ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se estiver usando lâmpadas pode aproxima las um pouco mais dos ovos.mas não esqueça de colocar alguma proteção para o calor e a iluminação não baterem direto nos ovos.

      Excluir
  13. Voa noite, adquiri uma chocadeira golden com termostato e viragem dos ovos automáticas.
    Coloquei 30 ovos e só nasceram 3 pintos.
    Apos isso comprei um termômetro marquei 38° no termostato da chocadeir . Após 5 min ligado verifiquei no termômetro e ele registrou 36°
    Ajustei 39°5 após 5 min registrou 38° no termômetro.
    Como faço para regular o termostato ou devo comprar outro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo a temperatura do termostato não vai ser igual a do termometro..os dois trabalhão diferentes..

      Excluir
  14. Voa noite, adquiri uma chocadeira golden com termostato e viragem dos ovos automáticas.
    Coloquei 30 ovos e só nasceram 3 pintos.
    Apos isso comprei um termômetro marquei 38° no termostato da chocadeir . Após 5 min ligado verifiquei no termômetro e ele registrou 36°
    Ajustei 39°5 após 5 min registrou 38° no termômetro.
    Como faço para regular o termostato ou devo comprar outro

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Olá tem que desligar a rolagem da chocadeira quando começar a sair os pintinhos ou codornas da casca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, tenho chocadeira, vou te explicar um pouco pra te ajudar.
      Vc liga a viragem dos ovos no segundo dia, e desliga faltando 2 dias pra nascer,tanto faz galinha ou codornas. É indicado e eu faço, nós dois últimos dias, vc borrifar água 3 vezes ao dia, pra casca do ovo ficar mais fácil de o pintinho quebrar.

      Excluir
    2. Claro que tem de desligar,no 18 dias ou seja 3 dias antes deles nascerem...

      Excluir
  18. Olá tem que desligar a rolagem da chocadeira quando começar a sair os pintinhos ou codornas da casca

    ResponderExcluir
  19. boa noite acabei de construir uma chocadeira e regulei a temperatura pra 37.7 so que tou notando que a temperatura esta subindo vagarosamente e chega ate aos 43 graus isso e mais durante o dia ja a noite ela controla, percebo que a ventoinha ta ficando quente oque sera que ta acontecendo?
    obrigado.

    ResponderExcluir
  20. Quais os parâmetros para passaros pequenos( canários)

    ResponderExcluir
  21. Bom dia!
    Estou tentando construir uma chocadeira. Uma das dúvidas é: as lâmpadas podem ser de Led ou não?
    A ventoinha só liga quando as lâmpadas acendem e virse versa?
    Obrugado e fique com a Paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia!
    Estou tentando construir uma chocadeira. Uma das dúvidas é: as lâmpadas podem ser de Led ou não?
    A ventoinha só liga quando as lâmpadas acendem e virse versa?
    Obrugado e fique com a Paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde!!! tenho uma chocadeira da marca randora e sua temperatura chega a 53.4 graus como faço para regular a temperatura? por favor preciso de ajuda socorro!!!!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia gostaria de saber o motivo dos pintinhos ter morrido no dia de nascer ?
    não foi falta de agua na bandeja.
    E se tem tem de fechar a entrada de ar 2 dias antes de nascer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, provavelmente teve oscilaões de tempetaratura durante o processo. se não foi esse o problema pode defeito dos ovos, genetica, etc...

      Excluir
  25. numa chocadeira ventilada e resistencia e nessesario fazer furos so por vaixo ou tambem de lado

    ResponderExcluir
  26. numa chocadeira ventilada e resistencia e nessesario fazer furos so por vaixo ou tambem de lado

    ResponderExcluir
  27. Quantos litros de água devo usar em uma chocadeira de isopor de 80 litros amigo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, se vc não tem um higrometro apra medir a umidade o correto é vc colocar uma bandeja tamanho da medade da chocadeira, nos 3 ultimos dias vc coloca mais uma bandeja

      Excluir
    2. O ideal seria usar uma bandeja que cubra o maior espaço possível sob os ovos....colocar de 2 a 3 cm de água e repor sempre q baixar muito.

      Excluir
  28. Quantos litros de água devo usar em uma chocadeira de isopor de 80 litros amigo ?

    ResponderExcluir
  29. qual e a temperatura maxima que a chocadeira pode alcança sem causar nem um problema para os ovos obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela pode alcança so ate 38 graus ou 39 graus ok não pode atingir 40 ok se não afeta os embrião

      Excluir
  30. qual e a temperatura maxima que a chocadeira pode alcança sem causar nem um problema para os ovos obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela pode a tinjir ate 38graus ou ate 39graus essa temperaturas não causa nem um problema pra os ovos ok so 40 graus ok amigo

      Excluir
  31. A minha fica caindo a tenperatura de 37 para 35 e as vez at 32 tem agum probrema

    ResponderExcluir
  32. Alguém sabe me informar se tem algum problema da temperatura variar de 1,5C° do termostatos ? 37,5 ~ 39C° ? No termometro marca 36,8 quando o termostato marca 37,5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é normal. mas é bom tentar manter ela em variaçao maxima de 0,5

      Excluir
    2. Não, a minha é automática, por força do ar quente, é normal ela variar um pouco.

      Excluir
  33. Meu termostato marca 38 baixa para 37,5 e sobe para 38 , mas não atinge. Descobri isto quando na semana passada perdi 8 ovos de galinha de briga e todos estavam galados . O que fiz coloquei três termômetros diferentes : um digita, um que mede temperatura e umidade e um que uso em meu aquário e nenhum bateu com o termostato , ficaram na casa dos 36,5 o que fazer . Já fiz perguntas ao vendedor , mas o que acontece no outro as perguntas desaparecem da minha tela o que fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não confio no termostato é nem na temperatura do higrometro....prefiro utilizar o termômetro de farmácia...aqueles de mercúrio...ou um digital...acho mais seguro

      Excluir
  34. O termostato pode fica dentro da chocadeira

    ResponderExcluir
  35. por favor, fiz uma chocadeira automatica e quero saber apósquantos dias devo desligar o motor que gira os ovos?

    ResponderExcluir
  36. Queria saber a temperatura para chocar ovos de pássaros pequenos como canários e coleirinhas

    ResponderExcluir
  37. Queria saber a temperatura para chocar ovos de pássaros pequenos como canários e coleirinhas

    ResponderExcluir
  38. nao sabia que tinha que por agua na chcadeira ai secou deve ter ficado um dia sem agua no seco sera que perdi os ovos ta com 10 diaas?

    ResponderExcluir
  39. nao sabia que tinha que por agua na chcadeira ai secou deve ter ficado um dia sem agua no seco sera que perdi os ovos ta com 10 diaas?

    ResponderExcluir
  40. Olá eu tenho uma chocadeira agrodove de 126 ovos mas quando eu vou fazer a primeira ovos copia tá tudo certo vai o imbriao certinho e depois quando vou ver só vejo um risco de sangue .

    ResponderExcluir
  41. Olá eu tenho uma chocadeira agrodove de 126 ovos mas quando eu vou fazer a primeira ovos copia tá tudo certo vai o imbriao certinho e depois quando vou ver só vejo um risco de sangue .

    ResponderExcluir
  42. sefaltar luz por horas perco osovos da chocadeira

    ResponderExcluir
  43. sefaltar luz por horas perco osovos da chocadeira

    ResponderExcluir
  44. Tenho 130 ovos na chocadeira de galinha e codorna .gostaria de saber se poder deixa na temperatura de 37.5 se não vai prejudicar em nada .

    ResponderExcluir
  45. Tenho 130 ovos na chocadeira de galinha e codorna .gostaria de saber se poder deixa na temperatura de 37.5 se não vai prejudicar em nada .

    ResponderExcluir
  46. Boa noite. E a primeira vez que uso uma chocadeira. A minha e comercial com viragem automatica,reservatório agua e temperatura. Mas apos eu colocar os ovos eu percebo que sai um cheiro estranho. Nao chega a ser um cheiro de podre,mas não e um cheiro agradável. Isso é nornal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode ser algum ovo estragado, bom tentar achar ele ai, pode estoura

      Excluir
  47. Boa noite. E a primeira vez que uso uma chocadeira. A minha e comercial com viragem automatica,reservatório agua e temperatura. Mas apos eu colocar os ovos eu percebo que sai um cheiro estranho. Nao chega a ser um cheiro de podre,mas não e um cheiro agradável. Isso é nornal?

    ResponderExcluir
  48. FIS uma chocadeira manual com quatro furos em baixo e nenhum na tampa teria algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal seria fazer uns furos na tampa para que o ar possa circular.

      Excluir
  49. Na hora da eclosão devo desligar a ventuinha para não secar os ovos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode deixar a ventoinha ligada, ela não influencia na eclosão

      Excluir
  50. Devo desligar a ventuinha e o girador na hora da eclosão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ventoinha mantém...mas o curador tem q desligar no 18 dia.

      Excluir
  51. Bom dia Fiz uma chocadeira mais não coloquei o virado ainda.Com quantas horas depois posso fazer a primeira rolagem dos ovos. no termostato vem dizendo a cada duas horas.

    ResponderExcluir
  52. Bom dia Fiz uma chocadeira mais não coloquei o virado ainda.Com quantas horas depois posso fazer a primeira rolagem dos ovos. no termostato vem dizendo a cada duas horas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A rolagem começa no terceiro dia...parar a rolagem no 18 dia...a viragem ideal seria 3 x por dia, ou seja, de 8 em 8 horas.

      Excluir
  53. amigo coloquei 39 ovos na minha chocadeira ajustei a temperatura para 37 .5 na madrugada fui verificar estava 41 grau sera que estragaram os ovos



    ResponderExcluir
  54. amigo, comprei uma chocadeira, e la esta sempre marcando 38 graus, fui pegar os ovos e estavam muito quentes, comprei um termometro e coloquei dentro da chocadeira, bateu 43 graus, abaixei a chocadeira para 34,1 e assim o termometrop que comprei e coloquei dentro dela esta batendo os 38. o que faço? sera que perdi os pintinhos? ficaram dois dias naquela temperatura.

    ResponderExcluir
  55. Fiz uma chocadeira com mdf, ar forçado com resistência. a viragem dos ovos com uma bandeja dessas (https://pt.aliexpress.com/item/63-eggs-tray-Chickens-ducks-and-other-poultry-Incubator-Automatically-turn-eggs-Incubation-equipmentMotor-1-240R/32511859948.html?btsid=5906153b-2f18-4c79-9f4b-61d9e1e877a1&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_1_116_10065_117_10068_114_115_10069_113_10017_10080_10082_10081_10060_10061_10062_10056_10055_10037_10054_10059_10032_10078_10079_10077_10073_10070_421_420_10052_10053_10050_10051%2Csearchweb201603_3&spm=2114.02020208.3.1.4ksHO4) coloquei 36 ovos, temperatura em torno de 37,8°C e umidade entre 55 e 60, nasceu 3 pintainhos sendo 1 sozinho e 2 com ajuda ( esse que ajudei estavam com o ventre como se estivesse aberto ) o restante dos ovos 4 nao estavam galados e 5 morte precoce, o restante estava bem formado porem não nasceram. O que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  56. Fiz uma chocadeira com mdf, ar forçado com resistência. a viragem dos ovos com uma bandeja dessas (https://pt.aliexpress.com/item/63-eggs-tray-Chickens-ducks-and-other-poultry-Incubator-Automatically-turn-eggs-Incubation-equipmentMotor-1-240R/32511859948.html?btsid=5906153b-2f18-4c79-9f4b-61d9e1e877a1&s=p&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_1_116_10065_117_10068_114_115_10069_113_10017_10080_10082_10081_10060_10061_10062_10056_10055_10037_10054_10059_10032_10078_10079_10077_10073_10070_421_420_10052_10053_10050_10051%2Csearchweb201603_3&spm=2114.02020208.3.1.4ksHO4) coloquei 36 ovos, temperatura em torno de 37,8°C e umidade entre 55 e 60, nasceu 3 pintainhos sendo 1 sozinho e 2 com ajuda ( esse que ajudei estavam com o ventre como se estivesse aberto ) o restante dos ovos 4 nao estavam galados e 5 morte precoce, o restante estava bem formado porem não nasceram. O que pode ter ocorrido?

    ResponderExcluir
  57. Olá marcos ,comprei uma chocadeira da marca Choc fácil ,ela assim que chegou queimou a fonte é troquei pra não perder os 120 ovos ,depois na outra semana ficava ótima o dia inteiro,quando acordava e ia ver ela estava marcando 24 graus (desligada ) por isso te pergunto; será que pode ser o termostato ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. provavelmente amigo, entre em contato com o fabricante e relate o problema para que ele troque a mesma.

      Excluir
    2. A minha do mesmo fabricante tava com mau contato em umas das pontas da resistencia apertei e voltou aquecer mas essa chocadeira nao presta mesmo.

      Excluir
  58. fiz uma chocadeira de compensado de 15 milimetro, altomatica com termostato, 4 grade de rolagem, com coolem e resistencia, 4 motores e uma bandeja com aproximadamente 3 litros de agua, um furo na parte superior, com tampa giratoria entre aberto e seme aberto, e a temperatura marca 37.6 a noite boa parte do dia chega a 38.6 e com aproximadamente 480 ovos, coloco 100 ovos em cada bandeja 25, com 20 dias nasceram 7 pintos na primeira bandeja de cima, e nas outras 3 descendo nasce no maximo 3 a 4 pintos, o resto morrem na casca biliscando, ou nasce defeituosos como alejado, doido, cego e nao cresce. o que estar faltando???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde amigo, desculpe a demora para responder. o ideal seria você me enviar uma foto da sua chocadeira, pois podem ser diversos fatores. primeiro, falta de umidade, ou seja a bandeja com água é pequena, pequena que digo é na questão de tamanho e não de profundidade pois quanto maior a bandeja maior a superficie disponivel para a evaporação. segundo, má distribuição do calor, se o calor ficar concentrado em apenas um lugar haverá diferença de temperatura no restante da chocadeira, você relatou que colocou um cooler, em qual posição? pelo que me informou sua chocadeira é grande, o ideal seriam dois coolers,posicionados no teto da chocadeira de forma que o vendo não atinja diretamente os ovos. Você também relatou que a temperatura durante o dia sobe para 38.6, isso não é bom, o ideal é que ela fique entre 37,5 e 38,0. se você tem um termostato o ideal é que posecione o sensor dele no meio da chocadeira entre as bandejas.. Bom sem a foto fica meio dificil eu te ajudar. qualquer coisa deixe o seu numero que entro em contato pelo whatsapp.

      Excluir
  59. Ola,os ovos na chocadeira precisa ser virado ora de um lado e ora do outro ou so mexer eles ja esta bom,pois comprei uma chocadeira que empurra os ovos pra frente e volta pra mesma posiçao anterior?

    ResponderExcluir
  60. tenho uma chocadeira com termostato digital e este na segunda vez qu coloco ovos pra chocar nao desliga a lampada super aquecendo a chocadeira. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Ola! Comprei uma chocadeira de uso doméstico! Ela é bem pequenininha e tem capacidade para 7 ovos. Ainda não está chocando, mas decidi testa-la. A temperatura ela marca certinho, ai comprei um higrômetro. Porém este diz que a umidade dentro é de 99%. Ai eu reduzi a agua e abaixou ums 3℅, entao removi toda a água e caiu para entre 80% e 85%. ??? Isso deve estar certo?

    ResponderExcluir
  63. Ola! Comprei uma chocadeira de uso doméstico! Ela é bem pequenininha e tem capacidade para 7 ovos. Ainda não está chocando, mas decidi testa-la. A temperatura ela marca certinho, ai comprei um higrômetro. Porém este diz que a umidade dentro é de 99%. Ai eu reduzi a agua e abaixou ums 3℅, entao removi toda a água e caiu para entre 80% e 85%. ??? Isso deve estar certo?

    ResponderExcluir
  64. eu quero saber como manter 37 graus a 38 na chocadeira

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde amigo, tenho uma dúvida, sempre usei aquelas lmapadas comuns de 25w mas agora elas foram proibidas e não se encontra mais em lugar nem um, qual outra eu poderia usar? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode usar lampada econômica...aquelas fluorescente roscavel....dizem q são frias, mas elas esquentam também...só testar.

      Excluir
  66. Olá galera, minha choradeira funciona da seguinte forma exemplo coloco 23 ovos faço a ovoscopia tiro os 3 que não gerou o embrião mas resto sim, só que dos 20 que ficaram nascem avezes 13 a 15. Então os embriões morren. Alguém pode me explicar o que está acontecend? A temperatura está ideal.

    ResponderExcluir
  67. Olá pessoal, quando eu devo ligar o ventilador da minha chocadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha o ventilador deve ficar ligado o tempo todo
      Eu fiz uma chocadeira para 50 ovos e depois de testes observei que no meu caso era melhor deixar a ventilação desligada pois tava variando a temperatura depois que desliguei melhorou mas já descobrir o problema na próxima chocada vou tentar consertar

      Excluir
  68. Olá ! Tem algum problema botar ovos na chocadeira em dias diferente ? Ex 10 dias depois botar mais ovos .

    ResponderExcluir
  69. Olá ! Tem algum problema botar ovos na chocadeira em dias diferente ? Ex 10 dias depois botar mais ovos .

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Tem necessidade de te furos na chocadeira para entrada de ar

    ResponderExcluir
  72. Pessoal quem pode me ajudar, por favor. Coloquei uns ovos na chocadeira, estava 37c, mais teve um momento que foi Pará nos 41c por pouco tempo, será que afetou os ovos,eu já posso desistir? Ou pelo pouco de tempo não tem nada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde! se foi por pouco tempo não há problema algum, o que não pode é ficar por dias em uma temperatura muito acima ou muito abaixo dos 37,7C. boa sorte em sua criação. abraço

      Excluir
  73. Tenho uma chocadeira automática com resistência e com cooler ,só que de um lado está dando 39 c e do outro 37 c o q pode ser feito para corrigir isso ?

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde! A primeira coisa a se fazer seria colocar o sensor do termostato no centro da chocadeira, isso ajudara a temperatura ficar um pouco mais igual. outra coisa seria o tamanho do cooler que você tem em sua chocadeira, pelo jeito ele é pequeno e não esta dando conta de distribuir a temperatura por igual no interior da mesma, o ideal seria ou colocar um cooler maior ou acrescentar mais um do tamanho do que você esta usando.. Obs: a temperatura proxima ao vidro da chocadeira (caso a sua tenha um vidro grande) tende a ser menor pois o vidro não fornece um bom isolamento termico.. abraço

    ResponderExcluir
  75. meu amigo minha chocadeira ficou sem luz hj eu não vi o tempo que ficou eu calculo de 1 a 5 horas e os ovos estão no 13º dia corro alguma risco de perder esse pintinhos?
    outra COISA qual e o consumo diario de uma chocadeira a minha e comprada em loja e ela fica travado no 37,8 graus?

    ResponderExcluir
  76. Brum Júnior, não tem plobrema se vc não ficou abrindo a mesma ela pode fica de 8 a 13 horas sem energia elétrica, caso tenha alguma dúvida sobre os embriões dentro dos ovos pode fase uma ovoscopia, No décimo quinto dia ou hoje mesmo espero te ajudado...

    ResponderExcluir
  77. Oi gostaria de saber coloquei 10 ovo de galinha garnizer depois de 21 dias só descascou 2 os outros ainda irão descascar ou devo tirar???

    ResponderExcluir
  78. quanto tempo demora pra chocadeira se aquecer ate os 37,2 graus C ?

    ResponderExcluir
  79. Chocadeira de isopor tem que ter os 4 furos em baixo ????

    ResponderExcluir
  80. boa noite eu fiz uma chocadeira ela fica a maior parte do dia em 38,39 graus qual voltagem de lampada devo usar

    ResponderExcluir
  81. boa noite eu fiz uma chocadeira ela fica a maior parte do dia em 38,39 graus qual voltagem de lampada devo usar

    ResponderExcluir
  82. Boa noite, to querendo comprar uma chocadeira de 180 ovos, sei que é boa pois um amigo tem dela. Minhas galinhas estão botando 8 ovos por dia, eu poderia colocar os ovos recolhido na primeira semana na parte de cima e os colhidos na segunda semana, na parte de baixo?

    ResponderExcluir
  83. Deixei faltar água por dois dias! Vou perder todos os ovos?

    ResponderExcluir
  84. Deixei faltar água por dois dias! Vou perder todos os ovos?

    ResponderExcluir
  85. Deixei faltar água por dois dias! Vou perder todos os ovos?

    ResponderExcluir
  86. tenho uma chocadeira para 60 ovos, na primeira vez coloquei 45 ovos e só saiu 9 pintinhos,agora na segunda vez coloquei 35 e saiu somente 11, a chocadeira fica na temperatura de 37,3 a 37,6 e tambem nao deixo faltar agua e da ultima vez constatei verifiquei que os ovos estavao todos galados.Me ajude por favor, o que pode esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  87. Minha chocadeira é automática, a luz tem que ficar acessa ou não?

    ResponderExcluir
  88. Olá bom.dia gostaria de saber se devo religar a viragem dos ovos quando eles estão includidos.. obrigado

    ResponderExcluir
  89. tenho uma chocadeira para 60 ovos, na primeira vez coloquei 45 ovos e só saiu 9 pintinhos,agora na segunda vez coloquei 35 e saiu somente 11, a chocadeira fica na temperatura de 37,3 a 37,6 e tambem nao deixo faltar agua e da ultima vez constatei verifiquei que os ovos estavao todos galados.Me ajude por favor, o que pode esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  90. PESSOAL POR FAVOR ME AJUDEM, CONTINUO PERDENDO MUITOS OVOS: tenho uma chocadeira para 60 ovos, na primeira vez coloquei 45 ovos e só saiu 9 pintinhos,agora na segunda vez coloquei 35 e saiu somente 11, a chocadeira fica na temperatura de 37,3 a 37,6 e tambem nao deixo faltar agua e da ultima vez constatei verifiquei que os ovos estavao todos galados.Me ajude por favor, o que pode esta acontecendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, eu tive uns problemas tb,o que me ajudou muito, mas em casa 90 ovos no mínimo que tirei foi 47. Vc segue essas regras? Coloca os ovos e só começa a rolagem depois do 3 dia? Para a rolagem no 19 dia? E borrifa água 3 vezes ao dia depois do 19 dias para melhorar a umidade e a casca ficar mais de abrir? E faz o teste de ovoscopia, para evitar que algum ovo quebra e contamina todos?

      Excluir
    2. acho que sua temperatura está no mínimo 37,5, ela devia oscilar até 38,5

      Excluir
    3. Acho que sua temperatura está no mínimo, deveria oscilar até 38,5, procure regular

      Excluir
  91. Qual a posição dos ovos na chocadeira elétrica com viragem automática , qual dia eu desligo a viragem altomatica

    ResponderExcluir
  92. A àgua de ve ser colocada inicialmente e reabastecida em temperatura morna ou não é necessário, com que tempo sem àgua na bandeja pode prejudicar definitivamente a eclosão dos ovos?

    ResponderExcluir
  93. Eu desligo a chocadeira ou não quando estiver perto de chocar as aves?

    ResponderExcluir
  94. Olá. Tem uma lâmpada dentro da xhocadeira eu devo deixar ela ligada direto ou só ligar quando for observar os ovos?

    ResponderExcluir
  95. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  96. Tem muitos vídeos na internet que podem sanar dúvidas simples que não precisam serem feitas aqui....basta dar uma olhada e as duvidas serão resolvidas na hora.

    ResponderExcluir
  97. Muito datica a sua aula gosto muito
    Minha chocadeira eu fiz e fica 37.5 fixo so que a umidade fica em 40 % o que faço p aumentar se normal e 60%

    ResponderExcluir
  98. Porque nao consigo ver os ovos virando como sei que estao virando ela é automatica e o botão de viragem dos ovos esta na posição correta

    ResponderExcluir
  99. Preciso de ajuda,comprei uma chocadeira da galinha choca,so q os ventiladores na estao funcionando,mais a temperatura e a umidade estam normais,o q eu faço?

    ResponderExcluir
  100. Bom dia...Uma dúvida, por favor...caso alguém possa me ajudar!
    Fiz a chocadeira, pequena, de madeira e isopor....para aprox. 15 ovos..O problema é que o termostato aciona e desliga muito rápido...A lampada fica ligando e desligando num prazo de 6 segundos....Acho que é um problema isso e não acho resposta na internet sobre o porque a oscilação acontece tão rápido...Será que minha lampada está muito forte para o tamanho da chocadeira? Ou minha chocadeira perde temperatura muito rápido...enfim...Acho que a lmapada ligar e desligar a cada seis segundos é um problema. (lampada tungstenio 42 w - caixa aprox. 42x42x30). Quem puder me ajudar, dede já agradeço!

    ResponderExcluir
  101. Para completar a agua está tem que estar morna ?

    ResponderExcluir
  102. De quanto em quantas horas eu coloco mais água zr

    ResponderExcluir
  103. Marcos a lâmpada tem que ficar ligada o tempo todo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A lâmpada tem que ficar ligado o tempo todo sim ou não chocadeira elétrica

      Excluir
  104. Quantos litros de água eu boto na minha chocadeira de 45ovos em um isopor de 60L

    ResponderExcluir
  105. A água tem que ser morna ou fria pra botar na chocadeira

    ResponderExcluir
  106. Gostaria de saber se é normal a água do recipiente da chocadeira não ficar morna? Mesmo colocando água morna

    ResponderExcluir
  107. Bom dia!
    Coloquei os ovos na chocadeira é só percebi que não coloquei água depois de 35 horas!
    Nesse caso os ovos ficou sem água por 35 horas!
    Vou perder os ovos?
    Jarbas

    ResponderExcluir
  108. Amigo minha chocadeira travou numa teperatura e nao sai

    ResponderExcluir
  109. Boa noite, tenho uma chocadeira artesanal aquecida com lampada com alguns ovos e ate agora estava a correr tudo bem, mas a dois dias faltou a lâmpada fundiu e esteve no máximo 2h sem luz de aquecimento. Noto que alguns ovos agora apenas aquecem na extermidade que fica virada para a luz ficando a oposta com temperatura relativamente mais baixa, enquanto que outros mantém a temperatura homogênea neles. Terão esses pintos morrido?
    Agradeço resposta. Tenho em conta que faltam cerca de 7 dias para nascerem.

    ResponderExcluir
  110. Tem problema se colocar ovos na chocadeira e já ficar virando os ovos no primeiro dia?

    ResponderExcluir
  111. Tem que ter cerragem no fundo da caixa de papelao ou posso po aquelas protecoes q os ovos vem

    ResponderExcluir
  112. Marcos, minha chocadeira está esquentando mais na parte de cima do que embaixo,fazendo com que não saia pintinho.
    você sabe porque isso acontece.

    ResponderExcluir
  113. Olá minha chocadeira chegou a 41 graus a noite será que perdi os ovos? Obrigado

    ResponderExcluir
  114. E normal chocadeira baixar a temperatura a noite?

    ResponderExcluir
  115. Boa tarde depois que liga o botão de rolagem com quanto tempo leva pra primeiro rolagem

    ResponderExcluir
  116. Eu posso tirar ós ovos da chocadeira q não estão galados e ja colocando outros pra chocar

    ResponderExcluir
  117. Bom dia. Queria saber quando devo tirar os pintinhos da chocadeira?

    ResponderExcluir
  118. Tenho que tirar agua da bandeja quando os pintinhos nascerem?

    ResponderExcluir
  119. Tem que abaixar a temperatura quando os pintinhos nascerem?

    ResponderExcluir